facebook twitter photos videos e-mail




FESTIVAL TAILANDÊS
EM SÃO PAULO
20/08/2017






CALENDÁRIO ABT
2º SEMESTE - 2017
 
 
 
 
 
 
 
 

BRASIL





O Sepaktakraw surgiu há mais de 500 anos no Sudeste da Ásia. No Brasil esta modalidade é recente tem pouco mais de uma década, mesmo assim a seleção brasileira tem obtido resultados expressivos no cenário internacional.

Tradicionalmente o takraw, como também é conhecido, era jogado em círculo onde um jogador passava a bola a outro sem deixá-la cair. Um grupo de entusiastas da modalidade introduziu o uso da rede e estabeleceu regras para tornar a modalidade mais atrativa.

A quadra possui 13,40 metros de comprimento por 6,10 metros de largura, a rede possui 1,52 m de altura (masculino) e 1,42 m (feminino).

O principal objetivo do jogo é passar a bola sobre a rede utilizando qualquer parte do corpo, exceto mãos e braços. Como no voleibol, se a bola tocar na quadra é encerrada a disputa daquele ponto.

Cada equipe é composta por três jogadores. São permitidos no máximo três toques antes de passar a bola para o lado adversário da quadra, sendo que, um mesmo jogador, pode, sozinho, executar estes três toques. É permitido bloquear, desde que mãos e braços não toquem a bola e o jogador não toque a rede.

Devido às características do jogo o Brasil possui grandes jogadores “importados” de outras modalidades esportivas como o futevôlei, capoeira e também do futebol. Esta facilidade em dominar a bola e executar acrobacias fez com que, por quatro ocasiões 2000, 2003, 2007, 2010 o Brasil se tornasse campeão mundial em sua categoria na Copa do Rei da Tailândia, maior evento da modalidade.

Isso nos mostra a potencialidade do jogador brasileiro em se adaptar a essa maravilhosa modalidade esportiva. Prova disso é a grande aceitação deste esporte quando apresentado à crianças e jovens. 

 

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
















 






 


© 2017 ABT - Todos os direitos reservados